Rádio Ideias - Programa Frequência de Classe nº 40

Fique em dia com o nosso Município

Fique em dia com o nosso Município
Quite seus débitos com a prefeitura

Empreendedorismo

Adaptação Por Gideone Rosa
Grupo Lima - Uma história de participação no desenvolvimento de Jataí
A história do Grupo Lima é um exemplo de empreendedorismo que serve de fonte de inspiração.
Em  9 de agosto de 1934 na fazenda Cachoeira próximo ao Distrito de Itumirin, hoje município de Serranópolis, veio à luz Veriano de Oliveira Lima. Com a palavra empreendedor já escrita muito novo, ainda criança aprendeu a ler, escrever e as quatro operações matemáticas em um curto período de 6 meses. Mais crescido, o garoto Veriano, já cuidava dos afazeres rurais junto com o pai lidando nas plantações de arroz e café, posteriormente na pecuária. Mantendo o espírito de trabalhador chegou a ser coveiro em um pequeno cemitério nas proximidades. Já, mais jovem, na mesma época, trabalhou na produção artesanal de açúcar e rapadura. Determinado a ser de verdade um vencedor o jovem Veriano chegou a trabalhar também em comitivas onde aprendeu a lidar na cozinha mostrando que tinha jeito para a culinária fazendo almoço e jantar dos peões.
Em 28 de novembro 1959 veio se casar com a jovem Laurita que posteriormente passou a se chamar Laurita Gomes de Lima.
Em 23 de Fevereiro de 1963 nasce o primogênito, João Miguel de Lima, este que mais tarde se tornaria o líder do Grupo Lima. Em seguida no dia 10 de novembro de 1966 veio à luz Júlia Maria de Lima. E em 22 de novembro de 1969 nasce Veriano de Oliveira Lima Júnior, nome esse em homenagem ao Pai. 

Acreditando na pujança econômica de Jataí aquele jovem determinado e pai de família, já morando na cidade, cria sua primeira empresa. Ele que era caminhoneiro, adquire uma Kombi que viria a contribuir nas tarefas da nova empresa nas entregas de produtos secos e molhados. Veriano torna-se representante regional da empresa Coopercúcar, uma das maiores produtoras de açúcar e álcool daquele tempo, cobrindo o Centro-Oeste brasileiro. Se desligando da Cooperçúcar  passou a representar a empresa Françúcar de Ribeirão Preto – SP de propriedade de uma amigo da família, foi então que nasceu a Limaçúcar o que viria ser uma das maiores distribuidoras de Açúcar da região.

Como a palavra sucesso apenas não bastava na vida desse grande empreendedor, veio a satisfação e a felicidade de ser avô em 1982, ano que, diga-se de passagem, a Seleção Brasileira perdeu a copa do mundo daquele ano para a Seleção Italiana com Roberto Baggio infernizando a zaga brasileira, foi nesse ano que nasceu a primeira neta, Juliana Vilela de Lima, filha de João Miguel. Daí em diante vieram mais 10 netos e 5 bisnetos.


Entre 1985 e 1988, preocupado com a logística, palavra que não era tão utilizada na época, Veriano constituiu a Translima para cuidar de todo o transporte das empresas. Foi nessa mesma época que veio a proposta de representação da Cervejaria Skol dando início na principal distribuidora de bebidas do Sudoeste Goiano, que com a colaboração dos filhos João Miguel e Veriano Júnior, foto, foi criada a Distribuidora Lima de Bebidas que hoje representa também a AMBEV.

Em 1988, com o empreendedorismo pulsando nas veias, veio a vontade de voltar às origens, foi quando adquiriu a primeira propriedade rural, dando lugar a uma paixão antiga, cuidar de animais, em especial o manejo do gado, foi então que nasceu mais uma empresa do Grupo, a Agropecuária Lima

Diversificando ainda mais os negócios da família, o Grupo Lima resolve investir naquilo que é a locomotiva econômica do país, principalmente em nossa região, o agronegócio. O fato ocorreu em 18 de setembro de 1996. Com o envolvimento sistemático dos filhos, João Miguel e Veriano Júnior, adquiriu a bandeira Massey Ferguson, formando a empresa Peleone Agrícola Ltda atuando nas cidades Jataí, Mineiros e na região de Alto Taquari – MT. Por iniciativa dos dois filhos muda-se o nome da empresa que a partir daí, 2 de janeiro de 1997, passa a se chamar  Volmaq que é uma abreviação do patriarca, Veriano de Oliveira Lima – Máquinas Agrícolas. Expandindo seus negócios, em 2010, a VOLMAQ abre novas filiais no estado de Mato Grosso se tornando uma das maiores empresas do setor agrícola no Centro-Oeste brasileiro. 

Postar um comentário

Parabéns Jataí


Palestras

Palestras
Invista em seu maior patrimônio, Pessoas.